segunda-feira, 2 de julho de 2012

Decoração criativa e sustentável

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje quero falar de SUSTENTABILIDADE. Vocês devem ter ouvido falar bastante sobre esse tema nos diversos meios de comunicação. O Rio de Janeiro foi palco de um dos maiores eventos mundiais sobre a temática sócio-ambiental - a Rio +20 - que ocorreu nos dias 13 a 22 de junho.
O conceito de sustentabilidade está relacionado com diversos aspectos, como os econômicos, sociais, culturais e ambientais da nossa sociedade. Uma atitude sustentável modifica não só a sua casa, o sua família, mas o meio onde você vive, a sua vizinhança podendo atingir o planeta como um todo.
Por isso devemos incentivar nossos filhos a serem mais cuidadosos com a Mãe Terra. Ao darmos pequenos exemplos, como não jogarmos um simples papel de bala pela janela do carro e explicar o motivo dessa ação, nossos pequenos serão capazes de compreender  e refletir sobre a importância de cuidar do nosso planeta. 
"Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa" (Provérbio Chinês).

O que está por trás desse provérbio é seguinte: da mesma maneira que cuidamos da nossa casa, devemos cuidar do mundo exterior a ela.
- Não jogamos papel no chão em nossa casa, porque devemos jogar na rua?
- Não pixamos nossas paredes, porque pixar os muros das ruas?
- Não deixamos lixo espalhado pela casa, porque jogarmos lixo nas ruas?
É simples assim, a atitude que nós, seres humanos temos com nosso lar, é o que reflete lá fora, em nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso planeta...

E agora vocês devem estar se perguntando, onde ela quer chegar com esse assunto, pois seu blog é de artesanato. Pois bem, estamos falando de ações simples, que vão estimular a sua criatividade e deixar a sua casa mais bonita e sua vida mais leve, reciclando e reaproveitando materiais que já não tinham tanta utilidade, dando uma nova cara pro que era considerado velho. Uma peça que estava enconstada poderá ganhar uma nova utilidade. Vamos refletir, pensar nas possibilidades, criar, inovar... isso é artesanato, isso é pensar de maneira sustentável.

Sob essa ótica, mostro agora para vocês o que podemos fazer com diversos tipos de materiais.

Pote de vidro
Olha que idéia interessante: potes de vidro vazios que não utilizamos mais, podem virar belas luminárias para serem espalhadas pelo jardim ou pequenos arranjos para decorar um ambiente da casa, como em volta da piscina.


Potes de vidro
Outra coisa legal que dá para fazer são esses pequenos arranjos com lâmpadas que a gente não usa mais. Veja que delicadeza.


Lâmpadas incandescentes

Outra idéia a se fazer com potes vazios são esses arranjos abaixo. Com raminhos de lavanda, charme e elegância.


Garrafas de vidro

A imagem abaixo é criatividade pura. Esses potes de geléia são presos pela tampa com um prego ou parafusados na parte debaixo dos armários da cozinha. Podem ser usados para por condimentos ou diversos tipos de temperos. É só girar o pote e a tampa fica presa ao armário, legal né!


 
Potes de vidro


Outros tipos de materiais podem ser reutilizados, como o antigo escorredor de macarrão da vovó.


Alumínio


A floreira abaixo foi feita com pneus usados e pintados em diversas cores, contrastando com flores bem coloridas e alegres. Que astral fica para baixo com uma arranjo desses.


Borracha


Criatividade mesmo é a peça abaixo. Uma cômoda antiga onde suas gavetas viraram suporte para diversas plantas ornamentais. Mas poderiam ser ervas, verduras, condimentos fresquinhos em nosso quintal. 


Madeira


Criatividade também pode ser vista na peça abaixo. Um simples pallet de madeira pode virar uma hortinha.


Madeira


Ou você pode criar um espaço para seu home theater. Veja que idéia interessante abaixo.



Madeira

Agora vocês estão lembrados das máquinas de costura de nossos avós? Com certeza já não costuram mais, porém, seus pés podem ter várias utilidades. Como uma mesa de escritório, clean!!


Ferro

Ou uma mesa na varanda.


Ferro

Ou um lavabo, veja que composê lindo, uma peça antiga com uma peça moderna.


Ferro

Ou um aparador...


Ferro

Ou um barzinho... simples porém original.


Ferro

E que tal guardar as rolhas de garrafas de vinho e fazer um quadro de avisos super criativo.


Cortiça


Um caixote de feira pode se transfomar em um porta toalha de piscina, ou porta cobertor para acomodar as mantas perto de uma lareira, é só usar a imaginação e dar asas a sua criatividade.


Madeira


Por hoje é só meus queridos. Espero que tenham gostado e que possamos ser mais criativos, inovadores e dessa maneira, consumir menos e criar mais.

Beijinhos... e boa semana.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar meu blog!
Mande um email para laudarescarpa@gmail.com
Beijos Renata Scarpa